• #1 1 pt(s)

    (Santa Casa-SP) Após a renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, os ministros militares julgaram inconveniente à segurança nacional o regresso do presidente João Goulart (então no estrangeiro) ao Brasil, a fim de tomar posse. Temendo a deflagração de uma guerra civil ou golpe militar, o Congresso contornou a crise aprovando um Ato Adicional à Constituição de 1946, para limitar os poderes do novo presidente. Por esse Ato Adicional:

  • #2 1 pt(s)

    (UFRGS) A denominada “Campanha da Legalidade”, ocorrida no Rio Grande do Sul no final de agosto de 1961, foi uma consequência da:

  • #3 1 pt(s)

    Após o parlamentarismo ter sido derrubado no plebiscito de 1963 e os plenos poderes presidenciais terem sido restabelecidos para João Goulart, foi montado um quadro administrativo com nomes como Celso Furtado e San Tiago Dantas. A partir disso, foi criado o plano trienal, que tinha como objetivo:

  • #4 1 pt(s)

    A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi realizada em São Paulo, no dia 19 de março de 1964. Possuía o apoio do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, instituição financiada pelos Estados Unidos. Qual era a causa defendida pelos idealizadores dessa marcha?

  • #5 1 pt(s)

    (FUVEST SP/2002) "Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil." Manifesto dos ministros militares à Nação em 29 de agosto de 1961. Este Manifesto revela que os militares:

  • #6 1 pt(s)

    (UFF RJ/1996) Celso Furtado, encarregado no governo João Goulart do Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica criado em 1962, deu forma a um Plano Trienal, a ser executado de 1963 a 1965, o qual foi aprovado pelo congresso. Assinale a formulação que sintetiza os objetivos principais desse Plano:

  • #7 1 pt(s)

    (UFF RJ/2002) Após a renúncia de Jânio Quadros, greves e paralisações fortaleceram os movimentos de esquerda, provocando o período de tensões que antecedeu a queda de João Goulart. A derrubada do Governo João Goulart – em 1o de abril de 1964 – está inspirada na interpretação de que o País estava sendo campo de uma verdadeira guerra revolucionária. Segundo se afirmava, destinava-se esta a instaurar a República Sindicalista.

    IANNI, Octavio. O Colapso do populismo no Brasil. 3a ed. RJ: Civilização Brasileira, 1975, p. 142

    O populismo no Brasil, a cuja crise o texto se refere, pode ser associado:

  • #8 1 pt(s)

    (UEPB/1999) A administração de João Goulart terminou de forma traumática para o país, que vivia momentos de intensa luta político-ideológica. Um marco do final do governo Goulart, se deu após ele ter assumido publicamente, no comício de 13 de março de 1964, na Central do Brasil no Rio de Janeiro, o compromisso de implementar as reformas de base. Esta reforma atingia setores básicos, EXCETUANDO-SE a:

  • #9 1 pt(s)

    (UEPB/2000) Para garantir a posse do governo João Goulart foram realizadas diversas negociações e foram assinados alguns acordos, entre eles, o governo Goulart aceitou a implantação de uma nova forma de governo que só foi derrotada por um plebiscito ocorrido em 1963. Que forma de governo foi esta?

  • #10 1 pt(s)

    (UEPB/2001) O governo João Goulart foi bastante conturbado. Sobre este governo, analise as alternativas abaixo:

    I – Uma das reações por parte de setores progressistas para que João Goulart assumisse a presidência, como determinava a Constituição, foi a Campanha da Legalidade encabeçada por Leonel Brizola e tendo como principal instrumento de difusão destas ideias a Rádio Farroupilha.

    II – Devido à pressão de setores conservadores para que o vice-presidente não assumisse, negociou-se a implantação no Brasil do sistema parlamentarista, ficando, inicialmente, João Goulart como presidente e Tancredo Neves como primeiro ministro.

    III – O fim do governo Goulart foi selado com seu discurso na Central do Brasil, em 13 de março de 1964, onde ele assumiu como meta de governo a implantação das Reformas de Base, entre elas a reforma agrária. A partir deste momento, os setores conservadores partem para o confronto direto com o governo que culminou com o golpe militar menos de um mês após o citado discurso.

    Qual das alternativas está correta?

  • #11 1 pt(s)

    (UFRN/2000) Durante o governo do presidente João Goulart (1961–1964), o Estado brasileiro tentou implementar um extenso programa de reformas políticas e econômicas, conhecidas como “Reformas de Base”, as quais fracassaram devido à(ao):

  • #12 1 pt(s)

    (UNIUBE MG/2002) A respeito do governo de João Goulart (1961–1964), podemos afirmar que:

    I) Ocorreram intensas mobilizações políticas populares, que lutavam em defesa de seus interesses, destacando-se a atuação das Ligas Camponesas no Nordeste, da União Nacional dos Estudantes e do Comando Geral dos Trabalhadores.

    II) Este tentou implementar reformas estruturais que tinham como um dos objetivos promover a distribuição de renda no país, o que alarmou ainda mais os setores conservadores.

    III) Para ser coerente com suas posições nacionalistas e anti-imperialistas, foram nacionalizadas as empresas estrangeiras e os bancos, provocando a fuga de capitais do país e desorganizando a produção, o que levou a inflação a explodir, com taxas mensais superiores a 100%.

    IV) Os movimentos populares, que tinham profunda desconfiança em relação ao interesse do governo em aprofundar as reformas sociais, iniciaram a formação de focos guerrilheiros no interior do país, radicalizando as pressões pelas reformas.

    Assinale a alternativa correta.

  • #13 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/2006) Entre os fatores que precipitaram o golpe militar de 1964 esteve o programa de Reformas de Base, do presidente João Goulart NÃO estava entre as reformas:

  • #14 1 pt(s)

    (FGV/2000) “Perdendo o terreno na luta mobilizatória, os golpistas militares e civis aceitaram uma solução de compromisso aprovada no Congresso: a instauração do regime parlamentarista. Entre os dias 5 e 7 de setembro, Jango retornou a Brasília, prestou juramento como presidente da República e iniciou um governo extremamente tenso e instável.”

    (Edgard Luiz de Barros. O Brasil de 1945 a 1964)

    Esta “perda de terreno na luta mobilizatória”, à qual o texto se refere, é:

  • #15 1 pt(s)

    (UNIFESP SP/2004) Recentemente, algumas personalidades pertencentes aos três campos do nosso espectro político (esquerda, centro e direita) têm comparado o momento atual vivido pelo país com o último ano do governo João Goulart.

    Sobre tal comparação, pode-se afirmar que, agora:

  • #16 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/2003) Foram onze dias em clima de golpe de Estado. O país, dividido entre os legalistas, que apoiavam a posse do vice-presidente, e os golpistas, que desejavam alterar as normas constitucionais para impedir a ascensão de João Goulart. A grave crise foi solucionada por meio:

  • #17 1 pt(s)

    (FGV/2002) No decorrer do governo de João Goulart, a instabilidade da democracia populista chegou ao seu ponto culminante. A esse respeito é CORRETO afirmar:

  • #18 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/1999) Naquele comício, passando por cima das decisões do Congresso, João Goulart decretou a nacionalização das refinarias particulares de petróleo e assinou a reforma agrária (...) Jango saiu daquele comício carregado em triunfo nos braços do povo. (Francisco de Assis Silva - "História do Brasil") Estes acontecimentos provocaram:

  • #19 1 pt(s)

    (UFES/1999) "A radicalização de posições entre a esquerda e a direita, num confronto cada vez mais aberto e violento, paralisava o Governo João Goulart...". "Sob o comando das Centrais Sindicais, greves gigantescas se multiplicavam por todo o país, nos tempos de Jango".

    (VALADARES, V.T. et al."História": assim caminha a humanidade, 1993, p.50.)

    Os trechos citados se referem ao Governo João Goulart, contexto no qual ocorreu o Golpe de 1964 desencadeado pela:

  • #20 1 pt(s)

    (UFAM/2006) As “Reformas de Base”, lançadas como proposta de governo, tiveram impacto significativo num dos mais dramáticos eventos da vida política nacional.

  • #21 1 pt(s)

    (UNIMONTES MG/2006) Em 1961, o Parlamentarismo foi implantado no Brasil como uma “solução de emergência”. Essa “solução” ocorreu para viabilizar

    I. uma participação política mais representativa de todos os setores da sociedade brasileira.

    II. a posse de João Goulart, apesar da oposição de parte das Forças Armadas e dos setores civis conservadores.

    III. as reformas impostas pelo F.M.I. que resolvessem a crise financeira enfrentada pelo Brasil.

    IV. uma saída política para a crise gerada pela renúncia do presidente Jânio Quadros.

    Estão CORRETAS as afirmativas:

  • #22 1 pt(s)

    (FURG RS/2006) São acontecimentos relacionados ao Governo João Goulart, exceto:

  • #23 1 pt(s)

    (UFV MG/2010) Dentre as razões do golpe militar empreendido pelas Forças Armadas brasileiras em 1964 estavam as chamadas Reformas de Base propostas pelo presidente João Goulart.

    Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE uma dessas reformas propostas no início da década de 60 do século XX para o Brasil:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 04/11/2019 e atualizado em 08/11/2019. Esse quiz foi resolvido 1042 vezes.
5

Quiz+