• #1 1 pt(s)

    Ensinar resulta em adotar procedimentos diferentes dependendo do tipo de conteúdo com que se lida. Atribuímos à didática a função de propor os melhores meios para tornar possíveis, efetivos e eficientes esse ensino e essa aprendizagem.

  • #2 1 pt(s)

    A didática tem como objeto de estudo:

  • #3 1 pt(s)

    A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino. Nessa perspectiva, sobre a didática e a formação profissional do professor, podemos afirmar que processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino.

  • #4 1 pt(s)

    Os enfoques sobre o papel da didática na atividade escolar variam de acordo com as abordagens pedagógicas. Uma dessas abordagens refere-se à didática assentada na transmissão do conhecimento. O aluno, por sua vez, é visualizado como um receptor passivo, que, recebendo os conhecimentos necessários pelo professor, torna-se apto de ensiná-los a outras pessoas e a exercer de forma eficaz uma profissão. Qual abordagem seria está?

  • #5 1 pt(s)

    A articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, é considerado uma doutrina.

  • #6 1 pt(s)

    Entre as alternativas a seguir, marque aquela que representa uma ação docente menos conservadora:

  • #7 1 pt(s)

    O planejamento do ensino está diretamente relacionado à eficiência na atuação docente. O professor necessita prever as ações necessárias, quanto aos objetivos a serem atingidos, o conteúdo a ser ministrado, bem como a aprendizagem/habilidade esperada ao término de determinada disciplina.

  • #8 1 pt(s)

    A perspectiva educacional clássica centra-se no aluno, valorizando suas atitudes e objetivos que são trazidas para a escola, sendo sua maior preocupação adaptar o currículo ao aluno.

  • #9 1 pt(s)

    Termo de origem grega (didaktiké), a didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. Mais tarde Comenius atribuiu seu caráter pedagógico ao defini-la como a arte de ensinar.

  • #10 1 pt(s)

    Dentre as características abaixo, qual delas não compõe as características intelectuais requeridas pelo professor?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por juliana248 em 18/05/2021 e atualizado em 16/09/2022. Esse quiz foi resolvido 1020 vezes.
5

Quiz+