• #1 1 pt(s)

    Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.

  • #2 1 pt(s)

    Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

  • #3 1 pt(s)

    É parte do desenvolvimento da história designa o momento mais emocionante da narrativa.

  • #4 1 pt(s)

    Trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações.

  • #5 1 pt(s)

    O espaço é o local onde a narrativa se desenvolve e pode ocorrer num ambiente físico, psicológico ou social.

  • #6 1 pt(s)

    A narrração em 3ª pessoa o narrador é um personagem e participa das ações.

  • #7 1 pt(s)

    O narrador onisciente conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens ela é narrada em 1ª pessoa.

  • #8 1 pt(s)

    Fazem parte da estrutura da narrativa:

  • #9 1 pt(s)
    Até que um dia, quando eu estava à porta de sua casa, ouvindo humilde e silenciosa a sua recusa, apareceu sua mãe. Ela devia estar estranhando a aparição muda e diária daquela menina à porta de sua casa. Pediu explicações a nós duas. Houve uma confusão silenciosa, entrecortada de palavras pouco elucidativas. A senhora achava cada vez mais estranho o fato de não estar entendendo. Até que essa mãe boa entendeu. Voltou-se para a filha e com enorme surpresa exclamou: mas este livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis ler!"

    Nesse trecho, podemos identificar:

  • #10 1 pt(s)

    "No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente lhe dera. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. Dela havia aos poucos emergido para descobrir que também sem a felicidade se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas, antes invisíveis, que viviam como quem trabalha — com persistência, continuidade, alegria. O que sucedera a Ana antes de ter o lar estava para sempre fora de seu alcance: uma exaltação perturbada que tantas vezes se confundira com felicidade insuportável. Criara em troca algo enfim compreensível, uma vida de adulto. Assim ela o quisera e o escolhera.

    Sua precaução reduzia-se a tomar cuidado na hora perigosa da tarde, quando a casa estava vazia sem precisar mais dela, o sol alto, cada membro da família distribuído nas suas funções. Olhando os móveis limpos, seu coração se apertava um pouco em espanto. Mas na sua vida não havia lugar para que sentisse ternura pelo seu espanto — ela o abafava com a mesma habilidade que as lides em casa lhe haviam transmitido. Saía então para fazer compras ou levar objetos para consertar, cuidando do lar e da família à revelia deles. Quando voltasse era o fim da tarde e as crianças vindas do colégio exigiam-na. Assim chegaria a noite, com sua tranqüila vibração. De manhã acordaria aureolada pelos calmos deveres. Encontrava os móveis de novo empoeirados e sujos, como se voltassem arrependidos. Quanto a ela mesma, fazia obscuramente parte das raízes negras e suaves do mundo. E alimentava anonimamente a vida. Estava bom assim. Assim ela o quisera e escolhera."

    (Trecho do conto Amor, de Clarice Lispector)

    Nesse trecho, identificamos um narrador:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por rosana566 em 28/05/2021 e atualizado em 21/09/2022. Esse quiz foi resolvido 5261 vezes.
5

Quiz+