• #1 1 pt(s)

    A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui.

  • #2 1 pt(s)

    Passagem do estado sólido para o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora do congelador vai derretendo e se transformando em água.

  • #3 1 pt(s)

    (Vunesp) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:

  • #4 1 pt(s)

    O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:

  • #5 1 pt(s)

    Em estado sólido, temos moléculas bem agrupadas e com pouca movimentação. No extremo oposto, estão o estado gasoso e o plasma, nos quais as moléculas têm um espaçamento entre elas e alta energia cinética. Materiais em estado líquido ficam no meio-termo, não possuem forma física definida, apresentam mais energia cinética que um material sólido e um espaçamento entre as moléculas menor que materiais gasosos.

  • #6 1 pt(s)

    I – Uma pedra de naftalina deixada no armário.

    II – Uma vasilha de água deixada no freezer.

    III- Uma vasilha de água deixada no fogo.

    IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido.

    Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:

  • #7 1 pt(s)

    Um exemplo de substância gasosa está comumente dentro dos balões de festa, o gás hélio, que é um gás nobre e monoatômico (molécula de um átomo), sendo encontrado em estado gasoso para condições normais de temperatura e pressão. A densidade do hélio é menor que a do ar atmosférico, o que faz com que os balões NÃO flutuem.

  • #8 1 pt(s)

    A Ebulição é...

  • #9 1 pt(s)

    Calefação: A mudança do estado líquido para o gasoso acontece de forma súbita, pois o material sofre uma rápida e significativa mudança de temperatura. Um exemplo é quando a gota d’água cai sobre uma chapa quente.

  • #10 1 pt(s)

    No estado líquido, não há forma física definida, mas há volume definido, o que nos impede de comprimir o material de forma significativa. Os líquidos têm força intermolecular fraca, o que permite manipular e separar partes de uma amostra com facilidade. A força de atração entre as moléculas impede que elas se movam livremente como um gás. Além disso, a tensão superficial (força de atração entre moléculas iguais) é a que possibilita a formação de gotas.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/estados-fisicos-materia.htm
  • https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estados-fisicos-materia.htm
Quiz criado por francisco161 em 07/06/2021 e atualizado em 26/09/2022. Esse quiz foi resolvido 2150 vezes.
5

Quiz+