• #1 1 pt(s)

    Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

    Esta ______é variável ao longo do ano, porque depende do quanto ______ nas cabeceiras dos rios, afinal, é essa _____ que irá mover as turbinas. Também devemos considerar que, para que haja bom funcionamento de uma usina ___________, a ação de conservação ambiental na bacia _____________ é essencial.

    Escolha a questão que preenche corretamente as lacunas.

  • #2 1 pt(s)

    Qual o tipo de energia que é produzido pelo movimento dos ventos?

  • #3 1 pt(s)

    Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

    a) ( ) O hidrogênio é o menor elemento químico conhecido e está muito presente no nosso dia-a-dia.

    b) ( ) No Brasil, a biomassa mais utilizada para geração de eletricidade em atualmente é oriunda das sementes de girassol.

    c) ( ) Nas usinas hidrelétricas, as águas movem turbinas que transformam a energia potencial (da água) em energia mecânica e, por fim, em elétrica.

    d) ( ) A energia nuclear é proveniente de reações que ocorrem no núcleo de certos átomos chamados de inofensivos.

    A questão que responde corretamente abaixo é,

  • #4 1 pt(s)

    Biomassa: Toda a matéria vegetal e orgânica existente, biomassa, pode ser utilizada na produção de energia. A lenha, bagaço de cana-de-açúcar, cavaco de madeira, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos e até excremento animal que, após sua decomposição, produzem gases que são usados para gerar energia. No Brasil, a biomassa mais utilizada para geração de eletricidade em atualmente é oriunda da cana-de-açúcar, plantada e processada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-oeste.

  • #5 1 pt(s)

    Energia Solar: A energia solar é uma fonte inesgotável que pode ser aproveitada na forma de calor ou na forma de luz. Para aproveitamento do calor, os raios do sol atingem a superfície dos painéis coletores térmicos, que aquecem a água no seu interior. A água quente pode ser utilizada nas residências (chuveiros, piscinas, torneiras, máquina de lavar etc.), em processos industriais ou na geração de eletricidade.

  • #6 1 pt(s)

    São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra), oceânica (energia das marés e das ondas) e hidrogênio (energia química da molécula de hidrogênio).

  • #7 1 pt(s)

    Algumas fontes não renováveis de energia, como o petróleo e o carvão mineral, são responsáveis por grande parte da emissão (liberação) de gases de efeito estufa na atmosfera, visto que estas fontes são combustíveis (precisam ser queimadas para gerar energia) e liberam gases poluentes, que impactam a saúde e o meio ambiente.

  • #8 1 pt(s)

    São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

  • #9 1 pt(s)

    Quando ligamos um aparelho elétrico, estamos fechando um circuito elétrico muito maior do que aquele constituído pelos fios de nossa casa. Isso porque a fiação residencial está ligada à rede de distribuição de energia elétrica que começa nas usinas.

  • #10 1 pt(s)

    Para entender bem resistores, precisamos saber o que é um circuito elétrico.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por jucimar716 em 25/06/2021 e atualizado em 03/10/2022. Esse quiz foi resolvido 439 vezes.
5

Quiz+