Quiz de revisão de sociologia, para alunos do 3º ano, com 13 exercícios sobre os movimentos sociais e a educação brasileira.
Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. O MST tem como principal objetivo:
Reforma tributária
Reforma agrária
Moradia popular
Igualdade entre os gêneros
Redução da carga horária de trabalho
Qual das opções abaixo NÃO se configura como um movimento social?
Greves trabalhistas
Coletivos feministas
Luta pela preservação do meio ambiente
Ministério público
Organizações estudantis
Leia a afirmação a seguir e marque V ou F: O tipo de colonização sofrido pelos países da América Latina foi um dos principais fatores que contribuíram para a desigualdade social na América Latina.
Entre os problemas sociais que afetam um grupo minoritário, o que pode ser entendido como de maior gravidade, ao nos voltarmos para o foco institucional, é:
a precária representação política, o que ocasiona negligência de direitos básicos que deveriam ser assegurados para todos os indivíduos em um Estado democrático.
a falta de leis rigorosas e explicitamente voltadas para atender as necessidades específicas de uma minoria.
a resistência em reconhecer a existência dos grupos minoritários por parte de nosso governo.
a falta de ONGs que se voltem para a resolução dos problemas que os grupos minoritários possuem.
Pode-se afirmar que são características estruturais dos novos movimentos sociais, EXCETO:
Decisão centralizada em uma figura de liderança.
Desenvolvimento de ações coletivas.
Desenvolvimento de ações locais, regionais e globais.
Utilização de ferramentas da internet para a divulgação de reivindicações.
Protestos através de passeatas, greves e marchas.
Leia a afirmativa e marque V ou F: Uma das principais pautas dos Movimentos Sociais Contemporâneos é a luta e a resistência contra as políticas neoliberais dos governos Latino-Americanos.
A partir de 1989, a América Latina incorpora o neoliberalismo. Este modelo, contestado por diferentes grupos e movimentos sociais, caracterizou-se, neste continente, por:
atenuar as diferenças sociais e a dependência em relação ao capital internacional, ofertando o pleno emprego.
estimular o desenvolvimento do campo social e político e implementar uma sociedade mais justa e igualitária.
diminuir o poder da iniciativa privada transnacional, mediante a intervenção do Estado a favor da burguesia nacional.
ter uma base econômica formada por empresas públicas que regularam a oferta e a demanda, assim como o mercado de trabalho.
instaurar um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendeu a diminuição da ingerência do Estado na economia.
Sobre a luta do Movimento Negro no Brasil, é CORRETO afirmar:
O Movimento Negro produz um racismo à inversa, criando preconceitos contra as pessoas brancas, quando defende a política de cotas para a população negra.
Nenhuma lei ou proposição favorável aos negros no Brasil foi aprovada ao longo do século XX e início do século XXI.
Os direitos para os cidadãos negros recém conquistados não guardam nenhuma relação com o Movimento Negro.
Ao longo dos últimos anos, o Movimento Negro tem sido responsável por diversas ações afirmativas de combate à discriminação racial por meio de transformações culturais e políticas de representatividade.
No Brasil, um dos nomes mais importantes ligados à educação, principalmente entre as classes mais baixas, é o pedagogo Paulo Freire. A metodologia de Paulo Freire consiste em uma maneira de educar conectada ao cotidiano dos estudantes e às experiências que eles têm.
Entre as alternativas abaixo, marque aquela que NÃO faz parte dos motivos da crise educacional brasileira:
Desigualdade social
Investimentos nas escolas públicas
corrupção
transferência da educação informal para as Instituições de Ensino
A tecnologia é uma grande aliada da educação. Além de permitir que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas na rotina pessoal e no mundo profissional, ela oferece recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais:
restrito
tradicional
flexível
autoritário
Nos termos da Constituição da República, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.
educação básica, obrigatória e gratuita, cabendo aos Estados e Distrito Federal atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
educação básica, obrigatória e gratuita, cabendo aos Municípios atuar prioritariamente nos níveis de ensino fundamental e médio.
A educação de jovens e adultos se destina a pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, assegurando-lhes oportunidades educacionais apropriadas na forma de cursos e exames.