• #1 1 pt(s)

    A palavra grega filosofia é composta de philo e sophia. Philo significa aquele ou aquela que tem um sentimento amigável e deriva de philia, que significa amizade e amor fraterno.

    • Sophia quer dizer sabedoria e dela deriva a palavra sophós, ___.
    • Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria ou amor e respeito ___.

    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • #2 1 pt(s)

    É correto afirmar que a filosofia surgiu quando:

  • #3 1 pt(s)

    O método socrático, que tratava de induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades, e também que deu origem a um método pedagógico posterior no qual o professor dirige a pesquisa do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, é conhecido como:

  • #4 1 pt(s)

    Leia com atenção o texto a seguir.

    Para os políticos e poderosos de Atenas, ___ se tornara uma ameaça, pois fazia a juventude pensar. Diante disso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis. Diante da assembleia que o julgaria, não se defendeu e foi condenado à morte. Justificou a recusa de não se defender afirmando que os juízes o proibiriam de ___, caso não fosse condenado a morrer.

    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

  • #5 1 pt(s)

    A primeira grande classificação dos campos da aditividade filosófica, que distinguiu e classificou todos os saberes humanos, cuja totalidade é a filosofia, foi realizada pelo pensador grego denominado:

  • #6 1 pt(s)

    Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os conceitos de dialética.

    ( ) Em Platão, processo pelo qual a alma se eleva do nível das aparências sensíveis às realidades inteligíveis ou ideias.

    ( ) No método socrático, busca da verdade por meio de perguntas feitas para expor o que é sabido ou para expor as contradições e dificuldades do interlocutor.

    ( ) Em Hegel, movimento racional ou raciocínio que nos permite ultrapassar uma contradição entre tese e antítese, por meio da síntese.

    ( ) Para Marx, orientação filosófica que considera que todo o conhecimento humano tem origem exclusiva na experiência humana, externa o interna.

    ( ) Em Kant, uso indevido da lógica para induzir à ilusão de uma crença.

    Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • #7 1 pt(s)

    Analise as afirmativas abaixo de acordo com os significados de metafísica.

    1. Ramo da filosofia que se ocupa das coisas em si mesmas ou das essências.

    2. Investiga as realidades que transcendem a experiência sensível.

    3. Corrente filosófica que Kant denominou Filosofia Primeira.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • #8 1 pt(s)

    A teoria fundamentada na suposição de que a investigação da verdade ultrapassa os dados imediatos oferecidos pelos sentidos e pela experiência é conhecida pelos filósofos como:

  • #9 1 pt(s)

    Ao modelo de sociedade ideal imaginado como crítica à organização social existente, porém inexequível por não possuir correspondência com a realidade, denominamos:

  • #10 1 pt(s)

    Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da obra de Michel Foucault, na qual critica, de modo singular, as instituições sociais, especialmente as psiquiátricas, médicas e prisionais.

  • #11 1 pt(s)

    Analise as afirmativas abaixo de acordo com as características do conhecimento científico.

    1. É objetivo, pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.

    2. É quantitativo, ao buscar medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes.

    3. É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, para fatos que parecem diferentes.

    4. É subjetivo, ao exprimir sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, dependendo das condições nas quais vivem.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • #12 1 pt(s)

    A crise da filosofia como construtora da verdade, a crise da ideia de certeza e a crise das utopias podem explicar, resumidamente, o que se denominou recentemente de:

  • #13 1 pt(s)

    Analise as afirmativas abaixo acerca da Filosofia Medieval.

    1. A filosofia medieval recebeu do pensamento platônico e aristotélico as influências mais significativas.
    2. Resultou dos esforços dos apóstolos Paulo e João e dos Padres da Igreja para conciliar o cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos.
    3. É o período no qual a Igreja Romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava cruzadas criava as primeiras escolas e universidades.
    4. A partir do século XII, por ter sido ensinada nas escolas, a filosofia medieval passou a ser conhecida como escolástica.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • #14 1 pt(s)

    A corrente filosófica segundo a qual todo o conhecimento que vai além da experiência sensível é incognoscível ao entendimento humano é denominada:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • "Provas - São José - SC - FEPESE - 2019" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 13/11/2019 às 18:23. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=271
Quiz criado por paulo748 em 13/11/2019 e atualizado em 02/12/2019. Esse quiz foi resolvido 1 vezes.