• #1 1 pt(s)

    Analise a assertiva:

    Uma das metas do PNE é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência do plano, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional

  • #2 1 pt(s)

    Analise a assertiva:

    O plano nacional de educação (PNE), previsto na Lei de Diretrizes e Bases, tem duração quinquenal com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas executadas por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional especializado, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

  • #3 1 pt(s)

    Assinale se é verdadeiro ou falso:

    Outra meta do PNE é oferecer, no mínimo, 10% (dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, preferencialmente na forma integrada à educação profissional no turno noturno.

  • #4 1 pt(s)

    Sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE Lei n° 13.005/2014):

    I. universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

    II. universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

    III. universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 14 (quatorze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

    IV. alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3° (terceiro) ano do ensino fundamental.

  • #5 1 pt(s)

    (FUNDEP/GESTÃO DE CONCURSOS/2017) Sobre o Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei n. 13.005/2014, é incorreto afirmar que:

  • #6 1 pt(s)

    (UFMT/2017) Além das fontes de financiamento já estabelecidas na Constituição da República de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei n. 9.394/1996), o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) definiu em acréscimo à manutenção e desenvolvimento do ensino os recursos oriundos:

  • #7 1 pt(s)

    (UFMT/2017) Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE – Lei n. 13.005/2014), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    (  ) Fixou meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção doPIB e determinou sua avaliação no quinto ano de vigência do plano.

    (  ) Determinou que a União deverá promover a realização de pelo menos duas Conferências Nacionais de Educação ao longo do decênio.

    (  ) Determinou a implantação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQI) no prazo de 3 (três) anos, a partir da vigência do PNE.

    (  ) Incumbiu aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais que forem necessárias para o alcance das suas metas.

    Assinale a sequência correta:

  • #8 1 pt(s)

    (UFMT/2017) A respeito das metas e estratégias relativas à educação superior no Plano Nacional de Educação (PNE – Lei n. 13.005/2014), analise as afirmativas.

    I – Elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos.

    II – Promover a formação inicial e continuada dos profissionais técnico-administrativos da educação superior.

    III – Extinguir progressivamente as matrículas custeadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e ampliar a oferta de vagas por meio da rede de universidades federais, da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

    IV – Substituir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) aplicado ao final do primeiro ano do curso de graduação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com a finalidade de apurar o valor agregado dos cursos de graduação.

    Está correto o que se afirma em:

  • #9 1 pt(s)

    Sobre as estratégias, definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que visam assegurar que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam, assinale a afirmativa incorreta:

  • #10 1 pt(s)

    (PR-4/UFRJ/2016) A Lei Federal n. 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova oPlano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Sobre o PNE, assinale a alternativa incorreta:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • Plano Nacional de Educação 2014 - 2024
Quiz criado por sonilda467 em 15/11/2019 e atualizado em 03/12/2019. Esse quiz foi resolvido 113 vezes.