• #1 1 pt(s)

    Onde nasceu Candido Portinari?

  • #2 1 pt(s)

    Aos 15 anos, Candido Portinari parte para o Rio de Janeiro e matricula-se na:

  • #3 1 pt(s)

    Em 1928, participou do Salão da Escola de Belas Artes com a obra " ___", onde ganhou como prêmio uma viagem para Europa. Qual das alternativas abaixo completa a lacuna acima?

  • #4 1 pt(s)

    " ... são dois painéis de, aproximadamente, 14 x 10 m cada um produzidos pelo pintor brasileiro Candido Portinari,[1] entre 1952 e 1956. Os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, mas antes de partirem, em 1956, foram expostos numa cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que contou com a presença do então Presidente Juscelino Kubitschek."

    O texto acima refere-se a qual obra de Portinari?

  • #5 1 pt(s)

    Cândido Portinari foi um dos maiores pintores brasileiros da história. Suas pinturas são um reflexo de influências dos movimentos artísticos da sua época, mas valorizava as tradições da pintura e retratando a arte figurativa. Portinari gostava também de abordar temas relacionados aos menos favorecidos no Brasil, como podemos ver em mais de 50 obras com o tema Social, como em “Os retirantes”, “Café” entre outros.

    Identifique abaixo a obra de Portianri que faz referência aos menos favorecidos no Brasil de sua época.

  • #6 1 pt(s)

    Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

    Qual das obras abaixo NÃO pertence ao acervo de Portinari

  • #7 1 pt(s)

    Candido Torquato Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico italiano.

  • #8 1 pt(s)

    Uma das mais emblemáticas obras de Cândido Portinari é ___. Produzida em 1934 com tinta a óleo, a tela de 100 x 81 cm faz parte do acervo do MASP. Nessa obra Portinari retrata a figura de um lavrador apoiando-se em sua enxada. Com os pés descalços, rosto em perfil que se contrasta com a claridade do céu e camiseta com as mangas arregaçadas, o homem está em uma plantação de café exibindo uma expressão de cansaço e preocupação.

    De qual obra abaixo estamos falando?

  • #9 1 pt(s)

    Candido Portinari morre no dia 06 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas.

  • #10 1 pt(s)

    "___" é de suma importância na obra do pintor porque foi a primeira tela com temática nacional. Ela foi criada quando Portinari tinha apenas 20 anos e estava estudando na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. O fundo liso e escuro destaca os personagens - coloridos dançarinos a pares e componentes da banda. Na imagem encontramos um típico baile popular, de camponeses, da sua cidade, Brodósqui, no interior de São Paulo.

    Identifique abaixo a obra a que o texto faz referência.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por tony511 em 24/08/2021 e atualizado em 12/10/2022. Esse quiz foi resolvido 893 vezes.
5

Quiz+