• #1 1 pt(s)

    (ENEM 2016)

    O Google Art é uma ferramenta on-line que permite a visitação virtual dos mais importantes museus do mundo e a visualização de suas obras de arte. Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, fotografou-se em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, e a National Gallery, de Londres. O resultado é que se pode andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Street View. Além disso, cada museu escolheu uma única obra de arte de seu acervo para ser fotografada com câmeras de altíssima resolução, ou gigapixel. As imagens contêm cerca de 7 bilhões depixels, o que significa que é mais de mil vezes mais detalhada do que uma foto de câmera digital comum. Além disso, todas as obras vêm acompanhadas de metadados de proveniência, tais como títulos originais, artistas, datas de criação, dimensões e a quais coleções já pertenceram. Os usuários também podem criar suas próprias coleções e compartilhá-las pelaweb.

    (Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2013. Adaptado).

    As tecnologias da computação possibilitam um novo olhar sobre as obras de arte. A prática permite que usuários

  • #2 1 pt(s)

    (ENEM 2012)

    Pote Cru é meu pastor. Ele me guiará.

    Ele está comprometido de monge.

    De tarde deambula no azedal entre torsos de

    cachorro, trampas, trapos, panos de regra, couros,

    de rato ao podre, vísceras de piranhas, baratas

    albinas, dálias secas, vergalhos de lagartos,

    linguetas de sapatos, aranhas dependuradas em

    gotas de orvalho etc. etc.

    Pote Cru, ele dormia nas ruínas de um convento

    Foi encontrado em osso.

    Ele tinha uma voz de oratórios perdidos.

    (Disponível em: BARROS, M. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002).

    Ao estabelecer uma relação com o texto bíblico nesse poema, o eu lírico identifica-se com Pote Cru porque:

  • #3 1 pt(s)

    (ENEM 2015)

    Obesidade causa doença

    A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde, ligada à Organização das Nações Unidas. O problema vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. Segundo um médico especialista em cirurgia de redução de estômago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior quando comparada à taxa de mortalidade entre indivíduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notícia é que a perda de peso leva à cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, não há solução.

    (Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 2 ago. 2012).

    O texto apresenta uma reflexão sobre saúde e aponta o excesso de peso e de gordura corporal dos indivíduos como um problema, relacionando-o ao:

  • #4 1 pt(s)

    (ENEM 2011)

    A discussão sobre “o fim do livro de papel” com a chegada da mídia eletrônica me lembra a discussão idêntica sobre a obsolescência do folheto de cordel. Os folhetos talvez não existam mais daqui a 100 ou 200 anos, mas mesmo que isso aconteça, os poemas de Leandro Gomes de Barros ou Manuel Camilo dos Santos continuarão sendo publicados e lidos – em CD-ROM, em livro eletrônico, em “chips quânticos”, sei lá o quê. O texto é uma espécie de alma imortal, capaz de reencarnar em corpos variados: página impressa, livro em Braille, folheto, “coffee-table book”, cópia manuscrita, arquivo PDF... Qualquer texto pode se reencarnar nesses (e em outros) formatos, não importa se é Moby Dick ou Viagem a São Saruê, se é Macbeth ou O Livro de Piadas de Casseta & Planeta.

    (TAVARES, B. Disponível em: http://jornaldaparaiba.globo.com).

    Ao refletir sobre a possível extinção do livro impresso e o surgimento de outros suportes em via eletrônica, o cronista manifesta seu ponto de vista, defendendo que

  • #5 1 pt(s)

    (ENEM 2016)

    Receitas de vida por um mundo mais doce

    Pé de moleque

    Ingredientes:

    2 filhos que não param quietos;

    3 sobrinhos da mesma espécie;

    1 cachorro que adora uma farra;

    1 fim de semana ao ar livre.

    Preparo:

    Junte tudo com os ingredientes do Açúcar Natural e, mexa bem e deixe descansar. Não as crianças, que não vai adiantar. Sirva imediatamente, porque pé de moleque não para. Quer essa e outras receitas completas?

    Entre no site cianaturale.com.br.

    Onde tem doce, tem Naturale.

    (Revista Saúde, n. 351, jun. 2012 (adaptado)).

    O texto é resultante do hibridismo de dois gêneros textuais. A respeito desse hibridismo, observa-se que a

  • #6 1 pt(s)

    (ENEM)

    Ataliba de Castilho, professor de língua portuguesa da USP, explica que o internetês é parte da metamorfose natural da língua.

    – Com a internet, a linguagem segue o caminho dos fenômenos da mudança, como o que ocorreu com "você", que se tornou o pronome átono "cê". Agora, o interneteiro pode ajudar a reduzir os excessos da ortografia, e bem sabemos que são muitos. Por que o acento gráfico é tão importante assim para a escrita? Já tivemos no Brasil momentos até mais exacerbados por acentos e dispensamos muitos deles. Como toda palavra é contextualizada pelo falante, podemos dispensar ainda muitos outros. O interneteiro mostra um caminho, pois faz um casamento curioso entre oralidade e escrituralidade. O internetês pode, no futuro, até tornar a comunicação mais eficiente. Ou evoluir para um jargão complexo, que, em vez de aproximar as pessoas em menor tempo, estimule o isolamento dos iniciados e a exclusão dos leigos.

    Para Castilho, no entanto, não será uma reforma ortográfica que fará a mudança de que precisamos na língua. Será a internet. O jeito eh tc e esperar pra ver?

    (Disponível em: Acesso em: 3 jun. 2015. Adaptado.)

    Na entrevista, o fragmento "O jeito eh tc e esperar pra ver?" tem por objetivo

  • #7 1 pt(s)

    (ENEM)

    Vó Clarissa deixou cair os talheres no prato, fazendo a porcelana estalar. Joaquim, meu primo, continuava com o queixo suspenso, batendo com o garfo nos lábios, esperando a resposta. Beatriz ecoou a palavra como pergunta, “o que é lésbica?”. Eu fiquei muda. Joaquim sabia sobre mim e me entregaria para a vó e, mais tarde, para toda a família. Senti um calor letal subir pelo meu pescoço e me doer atrás das orelhas. Previ a cena: vó, a senhora é lésbica? Porque a Joana é. A vergonha estava na minha cara e me denunciava antes mesmo da delação. Apertei os olhos e contraí o peito, esperando o tiro. […]

    […] Pensei na naturalidade com que Taís e eu levávamos a nossa história. Pensei na minha insegurança de contar isso à minha família, pensei em todos os colegas e professores que já sabiam, fechei os olhos e vi a boca da minha vó e a boca da tia Carolina se tocando, apesar de todos os impedimentos. Eu quis saber mais, eu quis saber tudo, mas não consegui perguntar.

    (POLESSO, N. B. Vó, a senhora é lésbica? Amora. Porto Alegre: Não Editora, 2015 (fragmento)).

    A situação narrada revela uma tensão fundamentada na perspectiva do

  • #8 1 pt(s)

    (ENEM)

    Tanto os Jogos Olímpicos quanto os Paralímpicos são mais que uma corrida por recordes, medalhas e busca da excelência. Por trás deles está a filosofia do barão Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico. Como educador, ele viu nos Jogos a oportunidade para que os povos desenvolvessem valores, que poderiam ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade. Existem atualmente sete valores associados aos Jogos. Os valores olímpicos são: a amizade, a excelência e o respeito, enquanto os valores paralímpicos são: a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.

    (MIRAGAYA, A. Valores para toda a vida. Disponível em: ww.esporteessencial.com.br. Acesso em: 9 ago. 2017 (adaptado)).

    No contexto das aulas de Educação Física escolar, os valores olímpicos e paralímpicos podem ser identificados quando o colega

  • #9 1 pt(s)

    (ENEM)

    A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto – e raro – de crítica e público.

    (Disponível em: www.odevoradordelivros.com. Acesso em: 24jun. 2014).

    Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a)

  • #10 1 pt(s)

    (ENEM)

    o que será que ela quer

    essa mulher de vermelho

    alguma coisa ela quer

    pra ter posto esse vestido

    não pode ser apenas

    uma escolha casual

    podia ser um amarelo

    verde ou talvez azul

    mas ela escolheu vermelho

    ela sabe o que ela quer

    e ela escolheu vestido

    e ela é uma mulher

    então com base nesses fatos

    eu já posso afirmar

    que conheço o seu desejo

    caro watson, elementar:

    o que ela quer sou euzinho

    sou euzinho o que ela quer

    só pode ser euzinho

    o que mais podia ser.

    (FREITAS, A. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Cosac Naify, 2013).

    No processo de elaboração do poema, a autora confere ao eu lírico uma identidade que aqui representa a

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por haiany660 em 23/09/2021 e atualizado em 24/10/2022. Esse quiz foi resolvido 2893 vezes.
5

Quiz+