• #1 1 pt(s)

    Sobre o que é filosofia analise os contextos abaixo:

    1. A filosofia consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
    2. É um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa "amor ao conhecimento"

    Assinale a alternativa CORRETA.

  • #2 1 pt(s)

    Sobre o senso comum analise as afirmativas abaixo:

    I - Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.

    II - O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

    Assinale a alternativa CORRETA.

  • #3 1 pt(s)

    Leia os contextos abaixo:

    1. Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos gregos e o principal representante da terceira fase da história da filosofia grega "a fase sistemática". Escreveu uma série de obras que falavam sobre política, ética, moral e outro campos de conhecimento e foi professor de Alexandre, o Grande (356 a.C-323 a.C.)
    2. A filosofia de Aristóteles abrange a natureza de Deus (Metafísica), do homem (Ética) e do Estado (Política).

    Assinale a alternativa CORRETA.

  • #4 1 pt(s)

    Aristóteles, sugere as quatro causas para a existência das coisas, assinale a alternativa que refere-se a causa eficiente:

  • #5 1 pt(s)

    Para Platão, existem três tipos de caráter que moldam as almas das pessoas. Cada tipo, em sua teoria política, deveria ocupar o seu respectivo cargo na sociedade, a fim de formar uma organização perfeita da pólis. Com base nessa informação assinale a alternativa que refere-se ao caráter concuspiscível:

  • #6 1 pt(s)

    Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.Com base nessa informação marque a alternativa INCORRETA.

  • #7 1 pt(s)

    Sobre o Racionalismo assinale a alternativa INCORRETA.

  • #8 1 pt(s)

    Relacione as colunas abaixo sobre vontade e desejo:

    (1) Vontade:

    (2) Desejo:

    ( ) Provêm de estímulos dos sentidos.

    ( ) Provêm do pensamento e da razão.

    ( ) Precisa se realizar.

    ( ) Prevalecem as forças do instinto.

    ( ) Realça e fortalece o caráter.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • #9 1 pt(s)

    Analise o texto a seguir: Conhecimento rigoroso, positivo, metódico, experimental, caracterizando-se pelo distanciamento da convivência do ser. A definição acima é relativa a que tipo de conhecimento?

  • #10 1 pt(s)

    Considerando que os gregos elaboraram a ideia do saber como atividade destinada a descobertas desligadas de uma finalidade prática imediata, também foram os primeiros a inventar os rudimentos do que veio a se chamar ciência. A respeito da temática assinale a alternativa CORRETA:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • "Provas - Rio do Sul - SC - Excelência - 2019" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 19/11/2019 às 14:51. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=270
Quiz criado por paulo748 em 19/11/2019 e atualizado em 02/12/2019. Esse quiz foi resolvido 3 vezes.