• #1 1 pt(s)

    A maioria dos currículos escolares do mundo todo, durante longo tempo, deixou de explorar a capacidade infantil de percepção espacial em trabalhos de Geometria. Há alguns anos, felizmente, esse panorama vem se modificando, a Geometria passa a ser vista como um campo muito rico de oportunidades para:

    I- O desenvolvimento na resolução de problemas que exigem visualização e manipulação de modelos de figuras geométricos.

    II- O desenvolvimento do senso estético e criatividade, com utilização das formas geométricas em atividades de composição e decomposição.

    III- valorização de alunos cujo raciocínio é mais voltado aos aspectos espaciais que quantitativos da realidade.

    É correto o que se afirma em:

  • #2 1 pt(s)

    É por meio das relações estabelecidas entre objetos que povoam nosso espaço que chegamos à sua operacionalização. Quais são essas relações?

    I- Topológicas

    II- Projetivas

    III- Geométricas

    IV- Métricas

    É correto apenas o que se afirma em:

  • #3 1 pt(s)

    O pensamento geométrico tem uma evolução lenta. Qual deveria ser a sequência de trabalho para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental?

    I- Estabelecimento de relações, descoberta de propriedades e familiarização com as figuras planas.

    II- Familiarização com as figuras planas, descoberta de propriedades e estabelecimento de relações.

    III- Descoberta de propriedades, familiarização com as figuras planas e estabelecimento de relações.

    É correto o que se afirma em:

  • #4 1 pt(s)

    Figura plana é aquela que possui todos os pontos apoiados sobre o plano. Qual grupo refere-se apenas as figuras planas?

  • #5 1 pt(s)

    Estudamos que as figuras não planas podem ser classificadas em grupos. Quais são eles?

    I- Corpos redondos

    II- Poliedros

    III- Número de faces que possuem

    IV-Prismas

    É correto apenas o que se afirma em:

  • #6 1 pt(s)

    Observando o cubo e a pirâmide de base quadrada percebemos que o cubo não se modifica, mas a pirâmide sim. Por que isso acontece?

    I- Por que o cubo tem todas as faces iguais.

    II- Por que a pirâmide tem todas as faces iguais.

    III- Por que a pirâmide não tem todas as faces iguais.

    É correto o que se afirma em:

  • #7 1 pt(s)

    Quais são as propriedades dos polígonos?

    I- São fechadas e planas.

    II- Formada por segmentos de reta colineares.

    III- Têm lados retos.

    IV- Construção abstrata.

    É correto apenas o que se afirma em:

  • #8 1 pt(s)

    Há quadriláteros com dois pares de lados paralelos, outros com apenas um par de lados paralelos, e outros ainda que não possuem lados paralelos. Como é chamado o trapézio com dois lados do mesmo tamanho?

    I- Trapézios isósceles

    II- Trapézios retângulos

    III- Trapézios quadriláteros

    É correto o que se afirma em:

  • #9 1 pt(s)

    Com o medidor de ângulo construindo, desenhe triângulos com:

    I- apenas um ângulo reto;

    II- com apenas um ângulo obtuso;

    III- com apenas um ângulo agudo.

    Vocês conseguiram construir triângulos em

  • #10 1 pt(s)

    Quatro pessoas se encontram e todas se cumprimentam com um aperto de mãos. Qual é o total de cumprimentos?

    Obs: Esse problema pode ser resolvido com o auxílio da Geometria. As pessoas podem ser representadas pelos vértices de um quadrado e cada aperto de mãos pode ser representado por um segmento de reta.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por simone575 em 20/11/2019 e atualizado em 02/12/2019. Esse quiz foi resolvido 56 vezes.