• #1 1 pt(s)

    (FATEC) O Japão é um dos países mais industrializados do mundo. Esse país passou por momentos de abertura e fechamento de suas fronteiras, chegando a ficar quase 200 anos isolado. Quando reabriu os portos, no século XIX, teve início o seu processo de industrialização, que contou com importantes investimentos estatais em educação, preparando mão de obra barata e disciplinada. Os investimentos também ocorreram no setor de infraestrutura, principalmente em portos e vias de circulação. Outro fator do processo de industrialização do Japão foram os zaibatsus, que tinham grande influência sobre o governo e obtinham diversas vantagens. Sobre os zaibatsus, podemos afirmar corretamente que eram:

  • #2 1 pt(s)

    O Japão é o país capitalista que, nas últimas décadas, apresentou os maiores índices de crescimento econômico. A seu respeito, considere as afirmativas a seguir:

    I - Dentre os fatores que explicam o crescimento industrial japonês no pós-guerra, destacam-se os pequenos gastos militares e os baixos salários pagos aos trabalhadores, em comparação aos dos outros países desenvolvidos;

    II - O Japão utiliza seus amplos recursos hidráulicos através de inúmeras pequenas e médias hidrelétricas, montadas sobre o curso encachoeirado de centenas de pequenos rios;

    III - A maior parte da produção econômica é controlada por grupos, chamados Zaibatsu, que monopolizam a economia do país, altamente concentrada;

    IV - A sua produção agrícola é elevada, de técnica apurada, permitindo o abastecimento alimentar integral de toda a população, sem necessidade de recorrer às importações.

    Estão corretas apenas as afirmativas:

  • #3 1 pt(s)

    (PUC) A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:

  • #4 1 pt(s)

    A captação de maciços investimentos dos EUA pelo Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pode ser associada:

  • #5 1 pt(s)

    (UEMT) “A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram os entraves das condições iniciais.” O texto melhor se aplica:

  • #6 1 pt(s)

    Sobre o Japão, analise as afirmativas abaixo:

    I. O país localiza-se numa área geologicamente instável, daí a ocorrência de terremotos e vulcões ativos.

    II. As riquezas naturais, a localização e a extensão territorial justificam a indústria japonesa.

    III. A população japonesa é adulta, em processo de envelhecimento, e necessita importar mão de obra (os dekasséguis).

    IV. Diferente da indústria, a agricultura japonesa é pouco desenvolvida, apesar de haver grandes áreas para cultivar em sistema de grandes propriedades.

    V. As regiões metropolitanas situam-se nas planícies litorâneas, com grande concentração populacional e industrial.

    Estão corretas:

  • #7 1 pt(s)

    (PUC) O Japão apresenta um relevo predominantemente montanhoso, com elevado número de vulcões; pesa ainda em seu território insular um contorno de planícies e terras baixas. Esse quadro físico limitou a agricultura; no entanto, podemos encontrar uma ocupação rural maia densa:

  • #8 1 pt(s)

    Sobre as questões demográficas do Japão, é correto afirmar:

  • #9 1 pt(s)

    “Embora apresente um espaço reduzido e um território com um certo risco sísmico, o Japão conseguiu em 40 anos criar um ‘modelo de desenvolvimento’ e tornar-se uma das grandes potências industriais e financeiras mundiais.” O risco sísmico a que o texto se refere deve-se:

  • #10 1 pt(s)

    A população japonesa apresenta uma ocupação do território que é resultante das diversas características físicas existentes no país. Sobre esse assunto, podemos constatar que:

  • #11 1 pt(s)

    A respeito do Japão, assinale a alternativa incorreta.

  • #12 1 pt(s)

    (MACK) O Japão tem necessidade de importar a maior parte das matérias-primas, determinando o intenso movimento comercial com diversos países. O Brasil exporta para esse país grandes quantidades de:

  • #13 1 pt(s)

    Mesmo contrariando algumas expectativas, o Japão cresceu, e seu poderio internacional é bastante grande. Sobre a situação socioeconômica do Japão e seu processo de crescimento é INCORRETO afirmar que:

  • #14 1 pt(s)

    "Esse espaço particular condicionou a formação de um determinado tipo de povoamento. O isolamento contribuiu para a formação de um povo singular, portador de uma língua singular (...). A insularidade contribuiu para que as ilhas sofressem mudanças mais rápidas e profundas do que aquelas observadas nos países continentais, cuja evolução foi mais lenta (...)".

    Assinale a alternativa que indica o país descrito.

  • #15 1 pt(s)

    (Cesgranrio-1994) A Era Meiji (1868-1912) representou para o Japão uma série de grandes mudanças sócio político-econômicas. Com relação a essas grandes transformações, assinale a única opção correta:

  • #16 1 pt(s)

    (Mack-2008) Até o início da década de 1990, no Japão, adotava-se uma prática, na qual cada empresa tinha sua própria política de licença maternidade, quando tinha alguma. A maior parte se contentava em conceder às gestantes algumas semanas de folga, quase sempre não remuneradas. Hoje, as empresas são obrigadas, legalmente, a conceder, às funcionárias, catorze semanas de licença maternidade (seis antes do parto e oito depois), seguidas da opção de retornar ao trabalho ou de ficar em casa, recebendo 50% do salário, até que o bebê faça um ano.

    Com base no texto, considere as afirmações abaixo.

    I. Essas significativas e importantes mudanças se devem ao fato de o Japão estar praticamente inserido na transição demográfica avançada, que já ameaça a reposição, a médio e a longo prazo, da mão-de-obra ativa, no mercado de trabalho.

    II. Foi necessária a alteração desses direitos, para que houvesse uma homogeneização de uma mesma política trabalhista em todas as unidades empresariais japonesas, reflexo da globalização e da ocidentalização de sua economia, em virtude das fusões empresariais com grupos europeus, sul-asiáticos e americanos.

    III. Contribui, para essas mudanças, o atual nacionalismo e isolacionismo japonês, que vê riscos na diminuição populacional de seu mercado consumidor interno e como forma de o Japão se proteger das ameaças estrangeiras.

    Estão Corretas:

  • #17 1 pt(s)

    (Vunesp-1996) Pelas características geográficas, o Japão tem sérias dificuldades para suprir suas necessidades de energia e matérias-primas industriais. Esta realidade fez com que o país procurasse desenvolver, sobretudo:

  • #18 1 pt(s)

    (PUC - SP-2006) Um tsunami (do japonês, onda de porto) é uma onda (ou uma série delas) que ocorre após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água. Sabe-se que esse fenômeno pode ser ocasionado:

  • #19 1 pt(s)

    Momento I: O século XIX assistiu ao enorme crescimento japonês e sua abertura ao mercado internacional, com a quebra do regime feudal e o surgimento de grandes empresas o Japão surgiu entre os grandes.

    Momento II: Enormes investimentos americanos pós 2ª Guerra Mundial e um volumoso crescimento econômico levaram o Japão ao patamar de grande potência mundial.

    Os momentos acima relatam os períodos nos quais o Japão figurou entre as grandes potências mundiais. Respectivamente, o nome de cada período acima é:

  • #20 1 pt(s)

    Nos últimos anos os novos centros industriais do Japão têm se instalado no interior do país, longe das tradicionais áreas portuário-industriais. Este deslocamento é explicado pela:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 19/09/2019 e atualizado em 11/02/2020. Esse quiz foi resolvido 5772 vezes.
5

Quiz+