• #1 1 pt(s)

    (FGV) “... com a subida de Gorbatchov ao poder, em 1985, a União Soviética iniciou a renovação de seus quadros dirigentes e pôs em prática a reformulação da legislação eleitoral, da administração popular e da economia..."

    Das reformas a que o texto se refere surgiu a Glasnost:

  • #2 1 pt(s)

    “O líder das forças reformistas e herói de sua vitória era Boris Yeltsin, que, nas primeiras eleições populares em junho de 1991, havia sido eleito presidente da República da Rússia. Ele imediatamente empreendeu reformas ambiciosas que tinham o objetivo de transformar a economia planejada em uma economia de mercado baseada na livre empresa. (SENNHOLZ, Hans F. A Rússia e sua longa marcha de saída do comunismo. Fonte: site do Instituto Mises Brasil).

    Entre as reformas que Yeltsin procurou levar a cabo na Rússia depois que a URSS teve fim, estava:

  • #3 1 pt(s)

    O colapso da URSS, que aconteceu entre 1985 e 1991, teve como um de seus pontos mais marcantes a polarização entre o setor “linha-dura” do comunismo soviético, liderado por Valentin Pavlov, e o setor liberalizante e modernizador, representado por Boris Yeltsin. Em 18 de agosto de 1991, o setor linha-dura promoveu contra o então secretário-geral da URSS, Mikhail Gorbatchev:

  • #4 1 pt(s)

    (UFMG) A Perestroika é entendida como um processo de transformação global do sistema socialista da antiga URSS. Considerando-se esse processo de transformação, é CORRETO afirmar que:

  • #5 1 pt(s)

    Com o esfacelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em decorrência do colapso do modelo político-econômico comunista, que vigorou nesses países durante décadas, uma nova associação de apoio mútuo foi estabelecida entre a Rússia e outros países da ex-URSS. O nome dado a essa associação foi:

  • #6 1 pt(s)

    Em 1991, a cúpula do Partido Comunista Russo organizou um golpe contra o então líder reformista Mikhail Gorbachev. Entre os golpistas, encontravam-se Gennady Yanayev, Dimitri Yazov, Boris Pugo, Vladimir Kryuchov e Valentin Pavlov. A população russa, desgastada pelo regime comunista, insurgiu-se contra o golpe naquele mesmo ano. Nesse contexto, a figura política que se encarregou de liderar a população a lutar pela liberdade foi:

  • #7 1 pt(s)

    (UERJ/1995) A alternativa que melhor indica uma das causas que levou à crise da URSS, a partir da queda do Muro de Berlim é:

  • #8 1 pt(s)

    (PUC PR/1999) Sob a liderança de Mikhail Gorbachev, a "perestroika" buscou criar nova economia na URSS e a "Glasnost" buscou abertura política. Desapareceu a URSS e foi criada a CEI (Comunidade de Estados Independentes).

    Na política externa, o resultado mais importante das reformas no Leste Europeu foi:

  • #9 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/2006) Como resultado das reformas realizadas por Mikhail Gorbatchev, a partir da metade da década de 1980, na URSS, pode-se apontar:

  • #10 1 pt(s)

    (UFRGS/2007) O colapso da URSS e do Leste Europeu, a partir da segunda metade dos anos 80, foi antecedido por diversos fatos que apontavam para o esgotamento do poder da liderança soviética e de seus aliados regionais e para a dificuldade em manter o controle sobre situações cada vez mais tensa.

    Entre esses fatos, pode–se citar corretamente

  • #11 1 pt(s)

    (UECE/2009) Inúmeros fatores impulsionaram, a partir de 1988, o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Forças centrífugas, guerras regionais, separatismos nacionais e os conflitos étnicos explodiram, entre 1989 e 1990, sobretudo na área das Repúblicas Bálticas, na área do Cáucaso. Sobre a URSS, assinale o correto.

  • #12 1 pt(s)

    (CEFET PR/2009) A história da União Soviética começou com a Revolução de 1917, numa tentativa de implementar o socialismo marxista na prática. Mais tarde, a URSS tornou-se um Estado policial sob o comando de Stálin. Contudo, a partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento. O controle rígido da economia pela burocracia estatal gerou estagnação em vez de crescimento. Aos poucos, o desabastecimento até de mercadorias de primeira necessidade tornou-se a regra da economia soviética. Nesse pano de fundo, em 1985, subiu ao poder Mikhail Gorbachev que, para evitar o colapso do sistema, tentou implementar dois grandes programas político-econômicos:

  • #13 1 pt(s)

    (Fameca SP/2014) No contexto do fim da Guerra Fria, as medidas tomadas pelo líder soviético Mikhail Gorbachev:

  • #14 1 pt(s)

    (FGV/2014) O “socialismo real” agora enfrentava não apenas seus próprios problemas sistêmicos insolúveis mas também os de uma economia mundial mutante e problemática, na qual se achava cada vez mais integrado. Com o colapso da URSS, a experiência do “socialismo realmente existente” chegou ao fim. Pois, mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, como na China, abandonaram a ideia original de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado.

    (Eric Hobsbawm, Era dos extremos. p. 458 e 481. Adaptado)

    A partir do texto, é correto afirmar que:

  • #15 1 pt(s)

    (FUVEST-2006) “... a morte da URSS foi a maior catástrofe geopolítica do século. No que se refere aos russos, ela se tornou uma verdadeira tragédia”

    (Vladimir Putin, presidente da Rússia, abril de 2005)

    “Para mim, o maior evento do século XX foi o colapso da URSS, que completou o processo de emancipação das nações”

    (Adam Rotfeld, chanceler da Polônia, abril de 2005)

    As duas declarações:

  • #16 1 pt(s)

    (UFPE) Sobre as várias propostas de reformas na economia e na política, na antiga União Soviética, uma foi fundamental para mudanças radicais nessa sociedade. Quanto a isso, assinale a resposta correta.

  • #17 1 pt(s)

    (Fuvest) Nunca, na história contemporânea mundial, como nesta virada de século e de milênio, a propriedade privada dos meios de produção em geral e da terra em particular foi tão forte e os ideais coletivos tão enfraquecidos. Essa situação pode ser atribuída

  • #18 1 pt(s)

    (Puccamp) "A abertura e depois a destruição do muro de Berlim e a reunificação acelerada imposta pelo chanceler Kohl foram surpreendentes: em apenas um ano resolveu-se a questão alemã (...). A experiência alemã também preocupa. Nas atuais circunstâncias, os riscos da reunificação se referem essencialmente à capacidade da Alemanha de superar a curto prazo o desnível entre as duas partes do país."

    No período imediatamente posterior a 1989, a Alemanha unificada enfrentou sérios desafios pois,

  • #19 1 pt(s)

    (Ufpe) Sobre as várias propostas de reformas na economia e na política, na antiga União Soviética, uma foi fundamental para mudanças radicais nessa sociedade. Quanto a isso, assinale a resposta correta.

  • #20 1 pt(s)

    Dentre as características do desenvolvimento industrial da ex-URSS, podemos destacar:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 28/11/2019 e atualizado em 30/01/2020. Esse quiz foi resolvido 4205 vezes.
5

Quiz+