• #1 1 pt(s)

    (Mackenzie) Foram características do breve governo Jânio Quadros em 1961:

  • #2 1 pt(s)

    Entre as atitudes polêmicas que marcaram o curto governo de Jânio Quadros, esteve:

  • #3 1 pt(s)

    (Mackenzie) Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do Vice-presidente João Goulart. O Congresso e vários segmentos sociais, tendo à frente o governador Leonel Brizola do Rio Grande do Sul, desencadearam a mobilização popular e, diante da ameaça de guerra civil, contornou-se a questão com a emenda parlamentarista. Tais fatos dizem respeito a um importante acontecimento histórico dos anos 60, denominado:

  • #4 1 pt(s)

    Pode-se dizer que o principal fator para a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, foi:

  • #5 1 pt(s)

    (UNIMEP-SP) Jânio da Silva Quadros (1961) apresenta-se na vida brasileira como um líder carismático e sua política provoca inquietações nos meios empresariais, entre outros motivos por:

  • #6 1 pt(s)

    A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, pode ser associada a um conjunto de problemas, dentre os quais se destaca a(o):

  • #7 1 pt(s)

    (PUC-SP) A partir dos vários episódios políticos relacionados pelo texto e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que a:

  • #8 1 pt(s)

    (UNESP SP/1991) Assinale a alternativa correta sobre a denominada política externa independente do governo Jânio Quadros.

  • #9 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/2002) A crise gerada pela renúncia do Presidente Jânio Quadros foi controlada temporariamente em 1961 por meio:

  • #10 1 pt(s)

    (UNIFOR CE/2002) Durante o curto governo de Jânio Quadros, a política externa brasileira sofreu sensíveis modificações. Nesse governo, a diplomacia brasileira procurou desenvolver uma política externa:

  • #11 1 pt(s)

    (UESC BA/2009) As eleições presidenciais brasileiras, em que os veículos de comunicação tiveram papel fundamental na criação da imagem do candidato presidencial como os grandes heróis do combate à corrupção, foram aquelas concorridas por

  • #12 1 pt(s)

    (UFTM MG/2005) A política externa provocou a oposição dos conservadores, especialmente da maioria da UDN, cujo objetivo de chegar ao poder não se concretizou. (…) Essa política (…) consistia na busca de uma terceira via para o Brasil entre os dois grandes blocos, capitalista e comunista, em confronto. (…) O novo presidente optou por um pacote ortodoxo de estabilização, envolvendo forte desvalorização cambial contenção dos gastos públicos e da expansão monetária. Os subsídios para a importação de trigo e petróleo foram reduzidos, o que provocou uma elevação de 100% no preço do pão e dos combustíveis.

    (Boris Fausto, História do Brasil)

    O texto trata do governo do presidente

  • #13 1 pt(s)

    (UFPE/2000) Sobre o governo do Presidente Jânio Quadros, identifique a afirmação INCORRETA.

  • #14 1 pt(s)

    (UFPE/2005) A renúncia de Jânio Quadros causou transtornos políticos que abalaram o Congresso Nacional. A solução encontrada, para a posse de João Goulart na presidência, em 1961:

  • #15 1 pt(s)

    (UEPB/2006) Jânio Quadros assumiu a Presidência da República em Janeiro de 1961 e depois renunciou sob a alegação de que estaria sendo pressionado por “forças terríveis”, insinuando a existência de um complô contra seu governo. Assinale a única alternativa incorreta.

  • #16 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/2007) Em 1961, num gesto inusitado para a vida político-diplomática brasileira, o presidente Jânio Quadros condecorou com a Ordem do Cruzeiro do Sul o ministro cubano e líder revolucionário Ernesto “Che” Guevara. Esse gesto do presidente deve ser interpretado como:

  • #17 1 pt(s)

    (UNIFESP SP/2008) Proclamo aquilo que toda a Nação reconhece: está caduca a estrutura rural brasileira. A reforma agrária já não é, assim, tema de discurso, mas objeto de ação imediata: ação legislativa e ação executiva ...

    (Declaração do presidente Jânio Quadros, publicada no jornal Correio da Manhã, em 03.08.1961.)

    No momento dessa declaração, a reforma agrária no Brasil:

  • #18 1 pt(s)

    (IBMEC RJ/2010) “Varre, varre, varre, vassourinha” era a introdução do jingle da campanha presidencial de Jânio Quadros, um compromisso público no sentido de “varrer” do país:

  • #19 1 pt(s)

    (UECE/2011) No seu curto governo, Jânio Quadros ensaiou o estabelecimento de relações diplomáticas com vários países do bloco socialista. Segundo o referido Presidente, o objetivo de tal ação seria:

  • #20 1 pt(s)

    (FGV/2012) A eleição de Jânio Quadros, em 1960, significou certa alteração de rumos da política brasileira com relação ao período iniciado em 1945. Tal alteração baseou-se:

  • #21 1 pt(s)

    (UECE/2014) Jânio Quadros venceu as eleições de outubro de 1960 com 48% dos votos. Atente para as afirmações a respeito de alguns dos seus atos, como Presidente.

    I. Ocupou-se de temas de menor importância como a proibição de brigas de galo, lança-perfume e uso de biquínis nas praias brasileiras.

    II. No âmbito político, combinou iniciativas simpáticas à esquerda, com medidas agradáveis aos conservadores.

    III. Criou conflitos em relação a sua política externa ao declarar “uma vaga simpatia” pelo regime de Fidel Castro e ao condecorar Che Guevara.

    Está correto o que se afirma em

  • #22 1 pt(s)

    (EFEI SP/2001) "Sapatos furados, roupas surradas, capote puído, cabelos em desalinho, colarinho aberto, gravata torta, barba por fazer, figura caricata rictus nervoso (...) tinha tudo para chamar a atenção (...) muitos o achavam demagogo, outros procuravam ridicularizá-lo."

    (Revista Histórica, Ed. Três, no. 22 )

    O personagem acima descrito foi um dos mais controvertidos presidentes do Brasil. Em função do exposto, assinale a opção correta:

  • #23 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/2000) O presidente acusava as misteriosas "forças ocultas" como responsáveis pelo seu ato. Hoje, há poucas dúvidas de que a renúncia fazia parte de uma estratégia golpista. Minoritário no Congresso, criticado duramente por Carlos Lacerda, o presidente esperava voltar nos braços do povo, fato que não se confirmou.

    Através do texto, identifique o acontecimento histórico em questão.

  • #24 1 pt(s)

    (FURG RS/2000) Fui vencido pela reação e assim deixo o Governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta Nação pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito seu generoso povo. Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria confiança e tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício de minha autoridade. Creio mesmo que não manteria a própria paz pública. Encerro assim com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes, para os operários, para a grande família do Brasil, esta página da minha vida e da vida nacional. [...] Trabalharemos todos. Há muitas formas de servir esta Pátria.

    Brasília, 25 de agosto de 1961.

    (citado em Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos políticos da História do Brasil, [s.d.], v. 7, doc. 247.1).

    Este discurso corresponde a um trecho do "Manifesto à Nação", mensagem presidencial que marcou um momento de inflexão na História do Brasil Contemporâneo. O Presidente da República que escreveu este discurso foi:

  • #25 1 pt(s)

    (UNICID SP/2009) Demagogo e populista, deixou o magistério para desenvolver uma carreira política meteórica, saindo do quase anonimato e chegando à presidência da República em um curto espaço de tempo. Nunca manteve fidelidade partidária, e moldou sua imagem aos anseios populares, apresentando-se como um homem de hábitos simples, vigoroso guardião da moral e defensor da honestidade. O político em questão é

  • #26 1 pt(s)

    (Fameca SP/2012) Leia o trecho.

    O grau de intimidade das relações do Brasil com os países vizinhos do Continente e com as nações afro-asiáticas, embora baseado em motivos diferentes, tende para o mesmo fim. Entre esses, na maioria dos casos, estão motivos históricos, geográficos e culturais. O fato comum a todos eles é o de que nossa situação econômica coincide com o dever de formar uma frente unida na batalha contra o subdesenvolvimento e todas as formas de opressão.

    (Jânio Quadros, Nova política externa do Brasil, Revista Brasileira de Política Internacional)

    No fragmento, é possível reconhecer uma das características fundamentais do breve governo do presidente Jânio Quadros. Trata-se da

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 20/09/2019 e atualizado em 08/11/2019. Esse quiz foi resolvido 1138 vezes.
5

Quiz+