• #1 1 pt(s)

    Analise as afirmativas abaixo a respeito dos juízos na Crítica da Faculdade de Julgar, de Kant:

    I. A faculdade do juízo determinante, sob leis transcendentais universais dadas pelo entendimento, somente subsume; a lei é lhe indicada a priori e por isso não sente necessidade de pensar uma lei para si mesmo, de modo a poder subordinar o particular na natureza ao universal.

    II. A faculdade de juízo reflexiva, que tem por obrigação de elevar-se do particular na natureza ao universal, necessita por isso de um princípio que ela não pode retirar da experiência, porque este precisamente deve fundamentar a unidade de todos os princípios empíricos sob princípios igualmente empíricos, mas superiores e por isso fundamentar a possibilidade da subordinação sistemático dos mesmo entre si.

    III. Só a faculdade de juízo reflexiva pode dar a si mesmo princípio como lei e não retirá-lo de outro lugar (por que senão seria faculdade de juízo determinante), nem prescreve-lo à natureza, por que a reflexão sobre as leis da natureza orienta-se em função desta, enquanto natureza não se orienta em função das condições, segundo as quais nós pretendemos adquirir um conceito seu, completamente contingente a seu respeito.

    IV. Os juízos analíticos (afirmativos) são, portanto, aqueles em que a conexão do predicado com o sujeito é pensada por meio da identidade, e aqueles, ao contrário, em que essa conexão é pensada sem identidade, devem determinar-se juízos sintéticos. Os primeiros podem ser denominados de juízos de explicação, os últimos de juízos de ampliação.

    Assinale

  • #2 1 pt(s)

    Empédocles introduziu as forças cósmicas do Amor ou Amizade (philía) e do Ódio ou Discórdia (neîkos), respectivamente, como causa da união e da separação dos elementos. A partir dessa introdução, Empédocles compreendia por princípio de origem da existência das coisas:

  • #3 1 pt(s)

    Segundo o filósofo francês André Comte-Sponville:

    "é o que chamo de felicidade em ato, que outra coisa não é senão o próprio ato como felicidade: desejar o que temos, o que fazemos, o que é - o que não falta. Em outras palavras, gozar e regozijar-se? Essa é uma "felicidade desesperada, pelo menos em certo sentido: é uma felicidade que não espera nada"". (A felicidade desesperadamente. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 49).

    A partir do texto, pode-se afirmar que

  • #4 1 pt(s)

    Sobre a questão dos universais, assinale a alternativa correta.

  • #5 1 pt(s)

    Uma nova razão crítica precisa fazer a crítica dos limites internos e externos da razão, consciente de sua vulnerabilidade irracional. Nesse sentido que o solo social aparece no processo comunicativo, dentro do qual os sujeitos propõem e criticam argumentos, criticam as motivações subjacentes e desenvolvem as capacidades humanas de saber, de busca da verdade, da justiça e da autonomia.

    Esse pensamento é atribuído a

  • #6 1 pt(s)

    Analise o texto abaixo:

    "A lógica baseada no conteúdo é concreta ou dialética. Nesta perspectiva, a lógica formal é apenas um dos momentos da razão. O real é móvel, múltiplo, diverso e contraditório. Se nos prendermos exclusivamente à forma e definirmos o entendimento através dela, o real será confundido com o irracional, gerando inúmeros conflitos. Para salvar a razão dilacerada por tais conflitos, foi necessário superar a oposição entre forma e conteúdo, entre racional e real, através de um movimento de pensamento que fosse capaz de estabelecer o real em seu movimento no interior da própria razão." (PINTO, Paulo Roberto Margutti DIALÉTICA, LÓGICA FORMAL E ABORDAGEM SISTÊMICA in Dialética e Auto-Organização. S. Leopoldo: Ed. Unisinos, 2003)

    A partir do texto, podemos afirmar corretamente que

  • #7 1 pt(s)

    Quanto à problemática do conhecimento, Aristóteles critica a teoria das ideias do Platão e distingue tipos de saber. Assim, é correto afirmar que para o estagirita

  • #8 1 pt(s)

    O filosofo Felix Guatarri apresenta três concepções importantes para "cultura". A mais antiga expressa a ideia de que é possível ter ou não ter determinada cultura, essa concepção permite, ainda, classificar certo indivíduo como pertencente ao meio culto ou inculto. O segundo significado do uso cotidiano da palavra "cultura" é sinônimo de "civilização". A terceira concepção é o uso do termo "cultura" como "cultura de massa". Está ligada a bens, equipamentos e conteúdos teóricos e ideológicos de produtos que estão à disposição das pessoas que querem e podem comprá-los.

    Os três conceitos que expressam essa cultura são:

  • #9 1 pt(s)

    Hannah Arendt distingue três atividades humanas fundamentais, quais sejam:

  • #10 1 pt(s)

    Analise o excerto abaixo:

    "É no homem que essa arte de dissimulação atinge o seu ponto culminante: a ilusão, a lisonja, a mentira e o engano, a calúnia, a ostentação, o fato de desviar a vida por um brilho emprestado e de usar máscaras, o véu da convenção, o fato de brincar de comediante diante dos outros e de si mesmo, em suma, o gracejo perpétuo que em todo lugar goza unicamente como amor da vaidade, são nele a tal ponto a regra e a lei, que quase nada é mais inconcebível do que o aparecimento, nos homens de um instinto de verdade honesto e puro." (NIETZSCHE, F. Verdade e mentira no sentido extra-moral. Comum, Rio de Janeiro, v. 6, n.17, p.8-9, jull./dez.2001.)

    A partir da leitura, pode-se afirmar corretamente que

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • "Provas - IFPB - IDECAN - 2019" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 12/12/2019 às 16:37. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=267
Quiz criado por bentto373 em 12/12/2019 e atualizado em 30/12/2019. Esse quiz foi resolvido 34 vezes.
5

Quiz+